sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Um Pátio na Rua do Carrião


Mais um desenho feito na rua do Carrião em Lisboa. Um edifício que se encontra em recuperação e uma porta aberta para um pátio cor-de-rosa. Desenhei a porta ao fundo do pátio e saíu-me mal o fecho do arco ogival. Estava mesmo com curiosidade para ver a casa em obras da qual só via um arco lindíssimo em pedra, através de uma janela de grades. Há decorações maravilhosas que aproveitam muito bem os materiais mais antigos e ficam umas pérolas escondidas nas ruelas desta cidade. Colori mais tarde de memória.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Arqueologia na Baixa de Lisboa IV


Recomeçaram as escavações no antigo convento Corpus Christi, na Baixa de Lisboa. Numa antiga loja de electricidade tenho acompanhado o trabalho de uma equipa de arqueólogos da empresa Empatia.
Há muita terra a ser retirada e começam-se a ver as fundações dos edifícios antigos, algumas ossadas e um cruzar de várias épocas que só os técnicos conseguem entender.
Pergunto se os muros ficam ou são retirados. Tem a ver com a relevância dos achados e da entidade que regula estas investigações em Portugal. 

Fiquei a saber que há actividades sobre arqueologia para os mais pequenos e que procuram sensibilizar as crianças e os pais para a importância destes trabalhos que para muita gente é apenas uma perda de tempo nas obras, mas que se trata do nosso passado.