sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Travessa do Loureiro - Lisboa


Dia de céu azul em Outubro e uma pausa na hora de almoço para conhecer mais recantos perto do trabalho. Junto ao Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto, encostado a uma das portas, apanhei este edifício na Travessa do Loureiro. À janela uma mulher estendia a roupa e conversava com algumas conhecidas. Ainda olhou desconfiada para mim, mas já não fui a tempo de a desenhar.
Uma rua de sentido único onde passam táxis a grande velocidade para deixar pacientes no Instituto, no cruzamento com a Rua do Passadiço. Recantos desta cidade que ainda tem roupa estendida à janela e até uma caixa de cerveja à espreita. 

Os dedinhos


Nesta travessia de barco, estava ao pé de mim um homem a ouvir música com uma postura mesmo relaxada. Achei piada aos dedos no braço da cadeira e foram os primeiros a serem desenhados. Considerando que ainda levava a gravata colocada, o casaco ao colo e a mala ao lado, possivelmente seria a música que o descontraía e lhe dava um aspecto de quem chega ao final do dia fatigado e precisa de não pensar em mais nada. Esperei que começasse a tamborilar o ritmo da música com os dedos, mas não sucedeu.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Selecção Nacional no Café


Ontem lanchava num café com a família e nem me lembrava que era dia do jogo Sérvia-Portugal. Já estávamos apurados, por isso o jogo era mais para utilizar outros jogadores e manter a senda de vitórias. Não ligo muito ao futebol, mas gosto de ver os campeonatos da Europa e do Mundo. Prefiro uma tarde de Mundiais de Atletismo.
O ambiente no café estava calmo e as pessoas viam com alegria de festejar os golos sem pressão. Quando acabei o desenho, ganhávamos por uma bola e o jogo terminou com a nossa vitória por 1-2.
Aproveitei os lápis com que a minha filha estava a desenhar noutro caderno e colori mesmo antes do apito final. Falta o sorteio para o campeonato em França no próximo ano.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Vivemos momentos históricos!


Vivemos momentos históricos. Factos que julgávamos tradicionais, começam a mudar.
Já voto há alguns anos e achei esta eleição diferente. Parece como uma tempestade perfeita. Os resultados saíram como esperava, nisso o povo é tradicional, mas são as opções que vamos vendo sobre possíveis governos e coligações que pensávamos nunca existir.
Quando leio que o PCP poderá viabilizar um governo PS, isso é histórico.
O candidato presidencial do PCP é um ex-padre, isto é histórico.
A Alemanha está a perder o desequilíbrio com o caso Volkswagen e poderá ter grandes problemas na Economia. Uma empresa desta dimensão a fazer trafulhice nos motores... isto é histórico!
A Rússia já anda a bombardear a Síria, com a Turquia, o Irão e os EUA na mistura. Espero que este assunto não evolua para pior e se torne histórico. Devem querer confusão para fazer subir o preço do petróleo.

Enquanto isso vou desenhando o quotidiano nas travessias, vejo o pessoal descontraído e a pensar em assuntos mais ligeiros. Aproveitemos estes últimos dias de "Verono".

terça-feira, 29 de setembro de 2015

(a)Riscar o Património - LxFactory Lisboa


No passado sábado 26, houve encontros de desenho - (a)Riscar o Património/Heritage Sketching - por diversas cidades do país, uma iniciativa da DGPC – Direção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, integrada nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos em todo o país, durante o mês de Setembro.

O tema de 2015 era sobre o Património Industrial e decorreu nas cidades de Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Montemor-o-velho, Tomar, Torres Vedras, Lisboa, Castelo Branco, Évora, Porto da Cruz (Madeira) e São Miguel (Açores).




Fui ao encontro de Lisboa no espaço da LXFactory que não conhecia. Fiquei surpreendido pela remodelação de algumas antigas oficinas, a criatividade e a utilização do espaço ao ar livre. O ponto de encontro foi na livraria Ler Devagar e gostei de ver as antigas rotativas e maquinaria da antiga gráfica, um espaço espectacular para apreciar livros e maquinaria antiga.

Alguns dos participantes que fui apanhando numa pausa entre desenhos...





Gostei muito das paredes em tijolo de alguns edifícios, das grandes tubagens no exterior e ao mesmo tempo da mistura entre o antigo e o moderno.

Não fiquei até ao fim, mas pude apreciar outros desenhos numa esplanada onde o grupo tentou convencer o empregado a retirar algum do açúcar das limonadas e ele que estava com receio de alterar a receita na bimby. As receitas não são sagradas, basta retirar o açúcar! Um momento bem engraçado num final de tarde que estava com uma luz linda, criando um ambiente bem criativo e descontraído.


Mais visitadas...