quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Carnaval e Múmias no Museu
Na terça-feira de Carnaval tive dispensa no trabalho e aproveitei para ir com a minha filha ao Museu de Arqueologia. Já tínhamos visto filmes com múmias e ela gosta sempre da acção e da aventura. E dizia-lhe que havíamos de ver uma múmia ao vivo. Ao vivo, mas que não se mexe como nos filmes.
Gostou de ver a exposição temporária Lusitânia Romana: a Origem de dois povos e sempre a querer mexer nas peças, como fazem todos os miúdos. Depois fomos ver a sala do Egipto onde estava a múmia. Deve-lhe ter dado um arrepio e teve medo de a ver. Acabei por ver a sala com ela ao colo a dizer que queria saír. Para desanuviar fomos desenhar um pouco na secção de pedras, estátuas e lucernas romanas. Sentados no sofá e com os lápis de côr. Alguns visitantes iam espreitando o que fazíamos. No fim comprei-lhe um caderno para desenhar porque o dela estava no fim. Curiosamente os caderno vem decorado com motivos egipcíos e múmias.
De tarde fomos ver o planetário. A primeira vez para ela. Quase levantou voo no foguetão. Sessão cheia para os miúdos. Um Carnaval bem gozado.terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Desenho num Fondue de carne
Sábado passado almoço num restaurante de Fondue. Grande variedade de carnes de diversos animais e todos a grelharem a refeição, verificando o tempo de cozedura e tempero com uma série de molhos.
Não tenho muita paciência para estar a comer e a verificar os bifes que estão na chapa. Uma situação um pouco stressante quando queremos almoçar com calma e conversar. Pedi um bife de Lama já todo preparado da cozinha do restaurante. Viajei um pouco no saber de uma carne dos Andes.
A variedade de molhos deixou-me todo o dia com sede e sem querer jantar.
A grande vantagem de ver fazer a comida é o tempo que disponho para desenhar com calma todo o momento de preparação. Normalmente quando penso em desenhar comida, já estou com o garfo nela.
A minha filha queria também deixar a marca no desenho e contribuíu com os traços verdes que dão um tom diferente à chapa fumegante.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Tudo cor-de-rosa
Na sexta passada, mais uma travessia fluvial Lisboa-Barreiro e dou conta de uma senhora vestida toda de côr-de-rosa e sapatos pretos. Ia a ler uma revista Hola! ou como nós dizemos ihola! por causa do ponto de exclamação ao contrário no início.
Revista cheia de fotos e pouco texto. Com nomes de famosos que nunca ouvi falar, mas eu não estou por dentro das revistas do social.
De vez em quando a senhora aproximava a revista até bem perto do nariz, se calhar para ver algum detalhe dos vestidos ou ler os textos em letra pequena. As mãos com anéis dourados e relógio no mesmo tom. O rosa da roupa dava-lhe um ar quase adolescente.
Por uma vez ou duas quase que me apanhava a olhar para ela, mas consegui desviar a atenção desenhando a passageira da frente. "Se calhar não era para mim que estava a olhar".
sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
Criando personagens de pessoas reais
Há dias em que me apetece brincar um pouco no desenho. E começo a desenhar as pessoas que vejo com as feições e posturas mais exageradas. Como se abonecasse (não soa bem) os coitados e coitadas que são expressos assim no caderno de um desconhecido.
Vou pela sensação que me dão e daí o marcador vai correndo e aparecendo um nariz enorme, pernas pequenas ou até um "sempre em pé".
Sabe mesmo bem relaxar assim desta maneira no fim de um dia de trabalho. O apetite surge sem pensar e só paro quando saio dos transportes públicos.
Criamos personagens de pessoas reais e só falta escrever uma pequena estória inventada à volta dessa personagem.
Vale a pena experimentar de vez em quando. É libertador e divertido.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Mais visitadas...
-
Por estes dias a loucura em Espanha pela conquista do campeonato do mundo de futebol, está em todas as cidades e regiões. Na Catalunha andam...
-
A evolução da pandemia em registos no diário-gráfico, desde os 2 primeiros caso em Portugal, passando pelo Estado de Emergência e desc...
-
Nasceu mais uma rede social. Esta é do Google para enfrentar o Facebook. Hoje ao final do dia, quando ia ver os mails no Gmail, levei logo...
-
Mais uma edição do (a)Riscar o Património e o Barreiro também integrou a lista de cidades deste evento nacional dentro do programa d...
-
Em fevereiro temos menos frio e um céu lindo ao final da tarde. Para quem como eu tem oportunidade de atravessar o Tejo e poder apreciar...





