segunda-feira, 6 de junho de 2016

Feira do Livro 2016 - Edições Tinta da China


Feira do Livro à hora de almoço. Experimentei um Hamburguer "TrinkaTuga" numa das caravanas que compõem a oferta gourmet no parque Eduardo VII em Lisboa. Acompanhado com uma imperial, o dia estava excelente para o passeio.
Com tempo que tinha visitei apenas o sector "laranja" da Feira, onde estive numa das editoras de que gosto, a Tinta da China. Percebi que estavam em arrumações nos bastidores e logo ali pedi autorização para desenhar a "desarrumação" normal, com caixotes, colunas de livros e até o aspirador. O cenário é muito diferente de quem vê de "fora", mas foi isso que me atraíu. Ainda deu para aguarelar o desenho e mostrei à equipa da Editora.
Agradecimentos à Rute, à Joana e à Madalena, da parte da Tinta da China.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

3 minutos para desenhar


Frustrado por não ter apanhado o metro por segundos, olhei para o quadro e vi que tinha 3 minutos e meio de espera pelo próximo. Sentei-me, consultei os e-mails no telemóvel e reparei que estava já um tipo de fato e gravata sozinho em cima da faixa de segurança amarela. De pasta na mão, olhava para a esquerda e para a direita. As pessoas vinham chegando ao cais e ele olhava. E admirava.
Isto dos dias mais quentes, põe os homens a serem menos discretos e serem apanhados a olharem para as mulheres. Puxei do caderno e percebi que tinha 3 minutos para colocar o tipo e o cenário em volta, em dupla página. Os minutos passaram a correr e logo tinha a carruagem do metro à minha frente. Aguarelei em casa.
Gostei da postura do tipo, levemente inclinada para a frente e com uns sapatos bem compridos. Vou testando a minha rapidez no desenho com os "cronómetros" do Metropolitano de Lisboa.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Encontro de Desenho no Marvão


Um belíssimo encontro de desenho com os Urban Sketchers, Évora Sketchers e alguns alunos do politécnico de Portalegre. O organizador, Eduardo Salvador, deixou-nos à vontade e benvindos à vila do Marvão. Uma vila linda e que nos faz desenhar e desenhar.

Soube muito bem andar pelas ruas, ver um sketcher a registar os detalhes no caderno, as conversas, a boa companhia e ainda tivémos sorte com o bom tempo.

Começámos no castelo, com algum vento e muita bicharada que caíam nas aguarelas. Ao almoço, ver os cadernos dos outros, comentar e desenhar os companheiros de mesa.


À tarde mais uns desenhos, algum calor e no café enquanto refrescava com um capilé, desenhei o grupo de Portalegre. No Centro Cultural, juntámos todos os cadernos e a foto de grupo. Um fim de semana que apetece repetir mais vezes. Agradecimentos às pessoas do Marvão e em especial ao Eduardo Salvador, que no dia seguinte nos levou a conhecer o seu projecto na antiga estação ferroviária Marvão-Beirã.


O grupo (foto do Eduardo):




terça-feira, 17 de maio de 2016

Workshop de desenho na Biblioteca da Trafaria - resultados

No passado sábado, 14 de Maio, eu e a Rita Caré orientámos um workshop na Biblioteca da Trafaria com a utilização de Agendas de secretária, novas mas de anos anteriores, para desenho.


Depois de explicarmos a função do diário-gráfico e sobre a comunidade Urban Sketchers, passámos aos exercícios. A Rita arrancou com um exercício de "desenho cego".



Foi utilizado uma maquete de uma embarcação, cujo autor se encontrava presente no workshop para treinar o desenho. O Sr. Carlos Santos achou o exercício mais complicado, mesmo desenhando um objecto fruto da sua paixão.




O exercício que propus foi de composição com tudo o que pudessem encontrar numa biblioteca, com os livros, as estantes e as pessoas. Da libertação dada pelas agendas, os formandos estavam sem pressão a desenhar folhas e folhas. Alguns dos resultados finais: 


Os agradecimentos à Mariana e à Sandra, da Biblioteca da Trafaria e o apoio da Junta de Freguesia da Trafaria. É sempre com muito agrado que participo e divulgo o prazer de desenhar. Algumas das fotos são do César Caldeira que podem ser vistas AQUI.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Workshop e Encontro de Diários Gráficos na Trafaria, Almada

No dia 14 de Maio de 2016, a Trafaria será cenário de um dia de urban sketching em diários gráficos. De manhã será organizada uma oficina de desenho em agendas novas, mas inutilizadas. Funcionarão como diários gráficos. À tarde será organizado um encontro livre de diários gráficos pelas ruas da Trafaria. 

PROGRAMA

10h-13h | Workshop de Desenho em Agendas na Biblioteca da Trafaria - Espaço Cultural da Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, orientado pelo autor deste blogue e pela Rita Caré 
Para todos, a partir dos 10 anos
Inscrição obrigatória para: biblioteca_trafaria@jf-caparica-trafaria.pt | 212956407
Morada: Biblioteca da Trafaria - Mercado Municipal da Trafaria, Largo da República, Trafaria-Almada

14h30 | Encontro de Diários Gráficos na Trafaria - Participação livre
Ponto de encontro à porta da Biblioteca da Trafaria

14h45 – Percurso livre pela Trafaria 

Sugestões: desenho do edifício do Mercado Municipal da Trafaria, Igreja da Trafaria, Avenida Bulhão Pato, Cais da Trafaria, etc.

17h00 – Encontro no Largo do Cais da Trafaria para partilha de cadernos

Mais informações AQUI em jpg e pdf

Mais visitadas...