quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Onde ficam as grandes capitais?

Andei viciado neste jogo sobre conhecimentos de geografia. Para quem pensa viajar, eis um jogo-treino. Agradeço ao blog de onde tirei o link para este jogo. Coloquei o jogo no fim do blog para quem quiser experimentar.

Site: http://www.travelpod.com/traveler-iq

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ainda ando engripado...


Tem sido um rico Inverno em gripes. Desde a semana passada que ando a espirrar, a tossir e a fungar do nariz. E ainda custa mais suportar este frio e chuva. Para não falar do céu cinzento. Mas, enfim, há que pensar positivo. O nariz já vai estando mais aliviado e o fim de ano está próximo.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Bimbo Jet - Sucesso de 1974

Conheci esta música no filme "Academia de Polícia" em que tinha sempre uma cena de 2 polícias irem parar ao famoso "Blue Oyster Bar" e a sua comunidade gay de cabedal, acabando por fazerem uma dança ao som desta música. O original é do grupo Bimbo Jet e este o seu grande sucesso de 1974. A música, o cenário, a coreografia são de uma pirosice que nos faz sorrir e acabamos a ver tudo e a achar piada à música. Num remix poderá vir a ser um grande sucesso de 2009 ou 2010.

Feliz Natal a todos!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Zahi Hawass - O verdadeiro Indiana Jones

Li no Público de uma descoberta de 2 tumbas com mais de 4000 anos. A descoberta foi feita por uma equipa de arqueólogos egípcios. De certeza que à frente dessa equipa estará Zahi Hawass (na foto de chapéu).

Zahi Hawass que alguns estarão habituados a ver nos documentários do Nacional Geographic, desde 2002 desempenha o cargo de secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto e tem estado à frente das últimas descobertas no campo da Egiptologia.

Lembro-me de documentários sobre a procura do túmulo de Nefertiti, da curiosidade na pesquisa de buracos tipo respiradores da grande pirâmide.
A última grande descoberta vem relatada no site oficial do Dr. Zahi Hawass. É a maior aproximação do Indiana Jones. A vida não terá tanta acção como nos filmes, mas as descobertas estão ao nível do fantástico. Da quantidade e qualidade das descobertas num país como o Egipto com milénios de história.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Carrinho de compras online

No Público de hoje vem uma notícia sobre um estudo da Google Portugal. O estudo aponta para as viagens como o mais procurado e adquirido pela internet. É natural que as múltiplas ofertas que surgem online motivem a uma olhadela para promoções e produtos em cima da hora. O estudo indica que o gasto médio nas compras é superior ao efectuado fora do nosso computador. A comodidade da compra e a melhor segurança facilitam a utilização desse meio.
As viagens que fiz nos últimos 2 anos foram todas adquiridas online. Sentado à secretária, consigo fazer a pesquisa, tirar dúvidas e efectuar o pagamento. O grande problema que encontro é mesmo o da múltipla escolha. Há tantos sites de agências, intermediários, companhias de aviação, publicações, que temos mesmo de fazer um filtro à pesquisa. Como tempo vamos refinando essa pesquisa nos motores de busca (o Google é mesmo a referência!). No inicío colocávamos "viagens" ou "low cost" e saíam milhões de respostas. Felizmente, há bons serviços que surgem e que nos indicam os melhores links.
Mas, o nosso país nesse aspecto ainda é de uma dicotomia generalizada em relação à compra de produtos de lazer e cultura. Muitos comprarão viagens, livros, bilhetes, mercearia pela internet e muitos ainda optarão pela ida à loja, às bilheteiras, aos hipers e às agências de viagens com aqueles posters enormes com paisagens dos trópicos, da praia e da montanha, porque esse cenário impulsiona a viajar. Haverá também o meio termos de ir aos locais pesquisar e depois encomendar online.
Nos próximos anos, o crescimento da Net deverá passar pelo aparecimento de melhores filtros e serviços de apoio à pesquisa. Os utilizadores também são um pouco preguiçosos...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Masada - A fortaleza de Israel

Na National Geographic deste mês, Herodes é o rei. O seu legado na arquitectura, no seu reinado, nas suas políticas. Na capa surge a célebre fortaleza de Masada ou Massada.
Por curiosidade, a RTP memória começou a dar uma série com alguns anos sobre um cerco que os romanos fizeram a essa fortaleza. Com os cenários naturais da região, nota-se a aridez do lugar, o calor e a vista do Mar morto. Aconselho a ver a série com o Peter O'Toole e Peter Strauss.
Gostaria de um dia visitar a região, mas os conflitos tornam dificil e arriscado uma visita aos locais arqueológicos deixados por Herodes.
A história castigou este rei, distorcendo todos os benefícios que trouxe ao povo da Judeia e acaba por ser conhecido do Ocidente, como o rei que mandou matar todos os recém-nascidos para evitar a vinda do Messias, Jesus.
Os recrutas israelitas fazem o juramento no topo desta fortaleza, símbolo da resistência, ao nascer do sol, com as palavras "Masada não cairá de novo".
Estes dados poderão ser vistos na Wikipédia com toda a história explicada e aqui também.
Impressiona-me o esforço feito para erigir uma fortaleza naquele lugar e as excelentes condições que oferecia na sua época áurea.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Geração 80



Vi este anúncio espanhol da Coca-cola. Temos um tipo que fala sobre a geração que cresceu nos anos 80 e outros que também falam dessa época que já vai longe. Para ver e se fôr o caso rever algumas coisas que estavam na memória. O tempo em que só havia 2 canais de TV...

Mais visitadas...