quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Masada - A fortaleza de Israel

Na National Geographic deste mês, Herodes é o rei. O seu legado na arquitectura, no seu reinado, nas suas políticas. Na capa surge a célebre fortaleza de Masada ou Massada.
Por curiosidade, a RTP memória começou a dar uma série com alguns anos sobre um cerco que os romanos fizeram a essa fortaleza. Com os cenários naturais da região, nota-se a aridez do lugar, o calor e a vista do Mar morto. Aconselho a ver a série com o Peter O'Toole e Peter Strauss.
Gostaria de um dia visitar a região, mas os conflitos tornam dificil e arriscado uma visita aos locais arqueológicos deixados por Herodes.
A história castigou este rei, distorcendo todos os benefícios que trouxe ao povo da Judeia e acaba por ser conhecido do Ocidente, como o rei que mandou matar todos os recém-nascidos para evitar a vinda do Messias, Jesus.
Os recrutas israelitas fazem o juramento no topo desta fortaleza, símbolo da resistência, ao nascer do sol, com as palavras "Masada não cairá de novo".
Estes dados poderão ser vistos na Wikipédia com toda a história explicada e aqui também.
Impressiona-me o esforço feito para erigir uma fortaleza naquele lugar e as excelentes condições que oferecia na sua época áurea.

Sem comentários:

Mais visitadas...