Ilustração Científica com Pedro Salgado

Este fim de semana participei em 2 manhãs num workshop de Ilustração Científica com o professor Pedro Salgado, biólogo e ilustrador. Uma delícia sobre a importância desta àrea de comunicação científica.
Vimos exemplos de trabalhos acabados, trabalhos preliminares e todo o processo de realização de ilustrações que surgem em livros, revistas, zoo's, oceanários e demais utilizações.



A iniciativa da Câmara do Barreiro, que procura divulgar a ciência e a natureza, deu-nos uma oportunidade para conhecer um mundo que existe e por vezes nos passa ao lado. Vou passar a ter mais atenção à fauna e à flora e desafiar-me a desenhar vários tipos de árvore, o pormenor de um ramo ou um insecto. Abriu-me mesmo uma nova perspectiva no desenho. Excelente.

Parabéns ao Pedro Salgado e a sua capacidade de grande divulgador de ciência e desenho.

Links:
Filme (Expedição Amazonia) que assistimos no workshop.
Blog Papiro Papirus com links interessantes sobre ilustração científica

Comentários

Anónimo disse…
Adorei! Excelente encontro!
Filipe Almeida disse…
Que sorte Henrique. Gosto muito de ilustração cientifica, e ainda não pus de parte tirar um curso nessa área (estou à espera da melhor altura para o fazer).
Como amante dos pormenores este género de desenho fascina-me.
Anónimo disse…
Por favor, gostaria de saber se você tem algum contato do prof Pedro Salgado. Sou brasileira e gostaria muito de realizar algum curso de ilustração científica em Portugal. Obrigada.
Henrique Vogado disse…
Como não deixou e-mail para responder, deixo-lhe a página do Pedro Salgado do facebook: http://www.facebook.com/pedro.salgado.144#!/pedro.salgado.733?fref=ts
Henrique Vogado disse…
Engano meu. A página do facebook correta - http://www.facebook.com/#!/pedro.salgado.733?fref=ts
Sil Sayuri disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Olá Henrique, muito obrigada pelo contato. Por favor, outra dúvida, atualmente o prof Pedro Salgado ministra aulas em qual universidade? e tem como eu passar o meu e-mail para você, mas sem estar disponível publicamente?
Obrigada.
Henrique Vogado disse…
Não tenho informação actual, mas o prof Pedro Salgado tinha um curso aqui:
http://www.iao.ual.pt/noticia.aspx?id=633

O meu e-mail aparece no meu perfil, mas deixo aqui: hvogado33@gmail.com

Deixo aqui também uma página do blog Papiro Papirus com muita e excelente informação sobre este ilustrador científico:
http://papiropapirus.wordpress.com/ilustracao/

Espero ter ajudado.