segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Lisboa que vai mudando XIII


A Farmácia Fernandes, na Rua de São José 187, fechou. 
O estabelecimento fica no edificío onde trabalho. Costumo comprar os medicamentos aqui e onde me aconselho com a directora-técnica, a Dra. Ângela Silva.
A loja foi vendida e a farmácia irá abrir nos arredores de Lisboa, em Santa Iria.



"No final do séc. XIX, o local onde hoje se enconta a Farmácia Fernandes (Rua de S. José, 187, Lisboa) era o Laboratório Farmacológico J. J. Fernandes.
Nos anos 30/40 o laboratório passou a ser uma farmácia em nome individual (Farmácia Fernandes) até finais da década de 80 quando passou a sociedade – Gavino Farmacêutica Lda. – mantendo-se até hoje. Apesar de sociedade, o nome de Farmácia Fernandes persiste.
O edifício onde a Farmácia Fernandes exerce a sua actividade data do séc. XVII/XVIII, sendo dos poucos edifícios da baixa lisboeta que sobreviveu ao terramoto de 1755." Texto retirado daqui.






O chão de pedra é magnífico. Foi uma cavalariça no século XVIII.


No período da pandemia, as farmácias dos arredores de Lisboa aumentaram a faturação, o que não sucedeu a farmácias como esta, porque os clientes são as pessoas que moram no bairro, os funcionários que trabalham nas empresas da Baixa e também os turistas. 
No período de confinamento os clientes desapareceram e os moradores cada vez são menos numa freguesia que vai tendo cada vez mais hoteis, alojamento local e apartamentos de luxo.

Os serviços vão fechando e apenas abrem restaurantes ou casas de souvenirs/telemóveis. Não há outra forma de estes estabelecimentos poderem continuar com as vendas a descerem.




As técnica de Farmácia - Sara Morais e Andreia Cardoso

 Ainda não é conhecido o futuro da loja, mas espero que não seja para vender souvenirs.

Eu fico sem a farmácia ao pé de mim e agora tenho de ir a outra na Rua Rodrigues Sampaio, onde fechou uma clínica e uma garagem, mesmo ao pé. A garagem onde estacionava o carro fica no edifício que foi vendido. Quem compra os apartamentos de luxo não precisa de serviços ao pé, eles chegam de mota.

Sem comentários:

Mais visitadas...