terça-feira, 27 de julho de 2010

Sketchcrawl no Barreiro

Mais um encontro de desenho no Barreiro, no âmbito da Maratona mundial de Desenho, a 28th Sketchcrawl no próximo sábado 31 de Julho.


No ano passado organizei o primeiro encontro no Barreiro e foi muito agradável com uns pingos de chuva à mistura. Este encontro promete calor e um belo passeio pelo centro histórico do Barreiro. As suas casas do início do século XX, os seus largos. Muito por onde desenhar.

Apareçam, com um caderno, caneta, pincéis, marcadores e o que se lembrarem. No próximo sábado.

sábado, 24 de julho de 2010

Travel Notebook de volta!

Fui apanhado de surpresa ao dar com um episódio da série "Travel notebook" no canal Travel. Esta série, sobre ilustradores-viajantes, havia passado neste canal há uns meses e não a tinha visto.
Agora voltou, mas em horários complicados. Os próximos programas:

Cambodja - Domingo 25/07 - 21h

Namíbia - Segunda 26/07 - 02h

Islândia - Quinta 29/07 - 19h e repete Sexta 30/07 - 00h.

Quem puder ver, aproveite para ver excelentes trabalhos de ilustração em paisagens e gentes que fascinam.
Neste vídeo vemos a ilustradora Elsie Herberstein na Namíbia.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

A outra festa em Espanha

Por estes dias a loucura em Espanha pela conquista do campeonato do mundo de futebol, está em todas as cidades e regiões. Na Catalunha andam um pouco contrariados e com razão depois da valente manifestação em Barcelona no sábado passado, pela decisão do Tribunal Constitucional sobre a Região como nação e a questão da língua catalã. Para o governo é um bom momento de promover a unidade do país.


Mas em Pamplona, as festas de San Fermin dominam esta semana. A loucura pela corrida à frente dos toiros e dias encharcados em vinho. Os americanos deliram com a fiesta.


Dão sempre fotos emocionantes e de várias partes da festa. Recomendo também a leitura do livro "O sol nasce sempre" do Hemingway. Li e gostei. O homem era um doido por estas festas. Alguns arriscam a vida.



Fotos daqui e daqui.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ai Portugal, Portugal

E prontos, acabou-se a festa da selecção. Agora é tempo dos casos, do que ficou por dizer, do que ficou mal explicado. Mas, é tempo de passar à frente. Quem gosta de bom futebol ainda vai ter bons jogos pela frente. Outros, aproveitem as férias possíveis. Para quem fica a trabalhar nestes dias que vão ficando mais quentes, nada como falar dos aumentos. Dos impostos, claro.


Andamos um pouco como o nosso guarda-redes Eduardo, a esforçarmo-nos para que o país se desenvolva e de vez em quando sentamo-nos e refletimos sobre a vida. Fazemos um esforço para não chorar.
Hoje, aumentam as taxas de IVA, os transportes públicos e pensamos se será tudo ou mais uma fase.
Tenho visto que a falta de uma liderança segura leva a mudanças de táctica e isso descontrola-nos. As auto-estradas SCUT começam grátis, depois pagam alguns, mais à frente pagam todos e agora estamos a pensar que isentamos os mais pobres e tudo isso é atirado para Agosto, que é o mês mais "anestesiado" que existe.
Assim, só vai dar problemas. Em vez de unidade, temos equipas diferentes. Muita discussão, muita insegurança e no fim ganha a Alemanha. Parece futebol, mas é o nosso país.

Estamos neste momento entalados entre decisões, entre lideranças. Vale a pena carregar baterias nuns dias na praia, uns petiscos com os amigos. Bons projectos e novos líderes precisam-se para aguentar o Outono e o Inverno.
Volto a meio de Julho.

Foto daqui.