A velocidade que a informação assume hoje em dia, deixa-nos exaustos e desorientados. Temos acesso a um pouco de tudo o que se passa e a dificuldade em digerir é maior. Ainda se torna mais difícil discutir os "assuntos do dia" com alguém.
Ainda agora assistia a um debate sobre a situação da Líbia na SIC notícias e lembrei-me que nestes últimos dias já vimos um sismo na Nova Zelândia (imagens chocantes), um homícido de um advogado (incrível como passou na televisão) ou as revoltas na Tunísia e no Egipto. Qualquer um vai pensar que o Mundo enloqueceu, mas trata-se afinal de uma enchente de notícias.
Nos jornais on-line, montes de anónimos opinam sobre tudo, na televisão temos comentadores, debates, especial informação, grandes reportagens todos os dias... Uff. Há que descansar a cabeça e saber filtrar os conteúdos. Merecemos momentos de cabeça vazia para racicionar tudo o que vemos, ouvimos e lemos.
Vi outro dia uma reportagem sobre tecnologias das novas "tabletes". Percebo que há grande ânsia para novos meios de comunicação, mas conseguiremos digerir todas as aplicações, livros, jornais, revistas, imagens e demais conteúdos?
Aproveito as pausas das viagens para observar, ouvir e desenhar o que se passa à volta. Precisamos de momentos de relaxamento mental.