Workshop no Parque Hortícola do Vale da Amoreira - Resultados


A convite do Município da Moita, orientei um workshop de desenho em diário-gráfico no novo Parque Hortícola do Vale da Amoreira. Com o apoio da Paula Silva da àrea ambiental da Câmara, ficámos a conhecer algumas das variedades hortícolas e dos objectivos do projecto.

Um grupo motivado. Caderno e marcador Artline 0.3 para cada um experimentar desenhar. Para muitos era o início de uma nova aventura, mas niguém se esquivou a desenhar.

O primeiro exercício era sobre a figura humana no seu contexto. Tivémos sorte com algumas pessoas resistentes ao calor que se fazia e que colhiam as vagens de ervilhas.


Fiz alguns desenhos para demonstração do exercício. Os gestos da D. Lina eram repetidos, o que facilitava o desenho. Perguntei ao Sr. Carlos, sobre o tipo de ervilha que estava a colher. Mais pequena e saborosa, lá ia enchendo um balde ao seu lado. Muito prestável para questões.


Depois apresentei outro exercício que consistia em colorir primeiro e depois passar o traço do marcador. Os diversos legumes prestavam-se a este desafio. O grupo achou este mais fácil, já que os legumes não se mexiam. 


Algumas fotos enquanto ia acompanhando os sketchers um a um. A tarde estava muito boa. Corria uma aragem e as hortas estavam bem viçosas e verdes.











 





No fim de cada exercício, a troca de impressões com a discussão das dificuldades e pontos fortes.


E no fim a tradicional foto de grupo. Gostei muito do espírito, da motivação de todos eles e que me dão muita energia e vontade de continuar.  






Comentários

nelson paciencia disse…
Que lugar tão original para desenhar. Boa!
Muito interessante este encontro, parabéns pelos desenhos.
cláudia mestre disse…
Adoro hortas mas nunca desenhei em nenhuma! O teu workshop deve ter sido um sucesso!
Deve ter sido uma tarde óptima! :)
Miú disse…
Que giro, tudo: a reportagem, os teus desenhos, as fotografias.
E ainda bem que os legumes se portaram bem para a pose. :)