A convite do Município da Moita, orientei um workshop de desenho em diário-gráfico no novo Parque Hortícola do Vale da Amoreira. Com o apoio da Paula Silva da àrea ambiental da Câmara, ficámos a conhecer algumas das variedades hortícolas e dos objectivos do projecto.
Um grupo motivado. Caderno e marcador Artline 0.3 para cada um experimentar desenhar. Para muitos era o início de uma nova aventura, mas niguém se esquivou a desenhar.
O primeiro exercício era sobre a figura humana no seu contexto. Tivémos sorte com algumas pessoas resistentes ao calor que se fazia e que colhiam as vagens de ervilhas.
Fiz alguns desenhos para demonstração do exercício. Os gestos da D. Lina eram repetidos, o que facilitava o desenho. Perguntei ao Sr. Carlos, sobre o tipo de ervilha que estava a colher. Mais pequena e saborosa, lá ia enchendo um balde ao seu lado. Muito prestável para questões.
Depois apresentei outro exercício que consistia em colorir primeiro e depois passar o traço do marcador. Os diversos legumes prestavam-se a este desafio. O grupo achou este mais fácil, já que os legumes não se mexiam.
Algumas fotos enquanto ia acompanhando os sketchers um a um. A tarde estava muito boa. Corria uma aragem e as hortas estavam bem viçosas e verdes.
No fim de cada exercício, a troca de impressões com a discussão das dificuldades e pontos fortes.
E no fim a tradicional foto de grupo. Gostei muito do espírito, da motivação de todos eles e que me dão muita energia e vontade de continuar.
5 comentários:
Que lugar tão original para desenhar. Boa!
Muito interessante este encontro, parabéns pelos desenhos.
Adoro hortas mas nunca desenhei em nenhuma! O teu workshop deve ter sido um sucesso!
Deve ter sido uma tarde óptima! :)
Que giro, tudo: a reportagem, os teus desenhos, as fotografias.
E ainda bem que os legumes se portaram bem para a pose. :)
Enviar um comentário