Os investigadores vão cumprir a primeira parte da simulação de uma viagem tripulada a Marte que vai durar na totalidade 520 dias. A Rússia acolhe a missão que vai estudar o comportamento dos homens que vão ser filmados 24 horas por dia".
Este desafio de ir para o espaço vai ser duro para o homem. Psicologicamente. Já todos assistimos aos comportamentos das pessoas em "Big brothers" e vemos como tudo pode descambar em mentiras, discussões e porrada. Imaginem agora, um grupo de pessoas a viajar para Marte numa missão 2 anos de ida e volta e o facto de não poderem ir espairecer na piscina ou no jardim. É de dar em maluco!
Ou colocam os astronautas em sono profundo durante a viagem, como nos filmes, ou então a nave nem chega lá. Não vejo que possa ser possível manter um grupo de pessoas confinadas num espaço do tamanho de vários contentores, sem que haja problemas psicológicos. Nestas experiências, pode-se sempre interromper, mas quando for a sério? E já agora, qual a equipa ideal? Tudo homens? Tudo mulheres? Igual número de homens e mulheres? Se for possível o sexo no espaço, ainda o ambiente se aguenta ou pelo contrário há guerra entre eles. Nas próximas décadas não deveremos sair deste planeta...
Figura: dailygalaxy.com