segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Arqueologia na Rua da Vitória



Continuo a acompanhar diáriamente as obras na Baixa de Lisboa, na rua da Vitória. É sempre com muita curiosidade que vou espreitar os trabalhos de arqueologia que acompanham essas mesmas obras. Já tinha visto um pedaço de arruamento pré-terramoto e agora os trabalhos concentram-se em frente da igreja de S. Nicolau.


No meio do estaleiro, uma equipa da ERA escava e retira ossadas. Não sei se seria um antigo cemitério, se parte do entulho que ficou do terramoto de 1755. É interessante observar os trabalhos, o método de escavação.

Achei muito engraçado a conversa de 2 senhoras que fazem a limpeza da Igreja e um pouco chocadas com a descoberta de ossadas. Uma disse que o padre já tinha referido a possibilidade de isso acontecer e a outra afirmou que quando morrer quer ser enterrada na aldeia para que não andem a mexer nos ossos dela. Achava que não se devia fazer estes trabalhos. Que deviam ficar em paz. É sempre mais complicado explicar às pessoas o porquê destes trabalhos.


Ainda fiz uns exercícios de desenhar os movimentos da equipa de trabalho. Tudo muito rápido e colorido em casa. Vou continuar a acompanhar.

Sem comentários:

Mais visitadas...