sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Carrinho de compras online

No Público de hoje vem uma notícia sobre um estudo da Google Portugal. O estudo aponta para as viagens como o mais procurado e adquirido pela internet. É natural que as múltiplas ofertas que surgem online motivem a uma olhadela para promoções e produtos em cima da hora. O estudo indica que o gasto médio nas compras é superior ao efectuado fora do nosso computador. A comodidade da compra e a melhor segurança facilitam a utilização desse meio.
As viagens que fiz nos últimos 2 anos foram todas adquiridas online. Sentado à secretária, consigo fazer a pesquisa, tirar dúvidas e efectuar o pagamento. O grande problema que encontro é mesmo o da múltipla escolha. Há tantos sites de agências, intermediários, companhias de aviação, publicações, que temos mesmo de fazer um filtro à pesquisa. Como tempo vamos refinando essa pesquisa nos motores de busca (o Google é mesmo a referência!). No inicío colocávamos "viagens" ou "low cost" e saíam milhões de respostas. Felizmente, há bons serviços que surgem e que nos indicam os melhores links.
Mas, o nosso país nesse aspecto ainda é de uma dicotomia generalizada em relação à compra de produtos de lazer e cultura. Muitos comprarão viagens, livros, bilhetes, mercearia pela internet e muitos ainda optarão pela ida à loja, às bilheteiras, aos hipers e às agências de viagens com aqueles posters enormes com paisagens dos trópicos, da praia e da montanha, porque esse cenário impulsiona a viajar. Haverá também o meio termos de ir aos locais pesquisar e depois encomendar online.
Nos próximos anos, o crescimento da Net deverá passar pelo aparecimento de melhores filtros e serviços de apoio à pesquisa. Os utilizadores também são um pouco preguiçosos...

1 comentário:

Eumesma disse...

São mesmo mto preguiçosos, e preferem ir á agência não se imnportanto de pagar mais desde que não tenham trabalho com isso...
Pessoalmente tb não o faço. Estive agora há pouco tempo em 3 paises da Europa Central durante 9 dias e fiz tudo pela Internet, desde a compra da viagem de avião, a Hotel, bilhetes de comboio etc, etc..
Dá imenso trbalho, mas tb dá mto gozo e poupa-se mtos trocos...:-)

Mais visitadas...