Zakumi, a mascote para 2010.

Está escolhida a mascote para o campeonato do mundo de 2010, na África do Sul. Chama-se Zakumi e é a junção de "ZA" para o nome do país e "kumi" que significa 10 em diversos dialectos sul-africanos.


Gosto das cores, o que não é difícil sendo a bandeira bem bonita e ter uma paleta de cores para se usarem em eventos desportivos. O equipamento da equipa de rugby é dos mais vistosos, por exemplo.
Representa um leopardo e dignifica um dos símbolos da fauna sul-africana. A mascote da equipa de rugby, mais uma vez, é um antílope.

Fez-me recordar de algumas mascotes que já representaram campeonatos anteriores. Umas mais bonitas, outras bem feias (a do campeonato de Itália em 1990, na minha opinião, mas ficam como símbolo eterno daquela competição específica. Não gostei das mascotes do campeonato da Europa deste ano. Sem muita criatividade, pareciam uns bonecos de uma marca de chocolate em pó ou de uns cereais.
O primeiro campeonato do mundo que assisti (lembro-me da final) foi de Espanha em 1982. E especialmente dos desenhos animados com a mascote "Naranjito". Adorava os desenhos e tentava copiá-los para os meus cadernos da escola.

Como qualquer herói tinha os seus amigos Citronio (o limão) e a Clementina. Também havia os vilões, Zruspa (com um bigode de malandro), Coco e o Imarchi (o ET robotizado).

Posso ainda recordar da Itália a vencer a final à Alemanha, mas foi o Naranjito que me ficou mais na memória da altura.

Comentários