quinta-feira, 3 de março de 2011

Enchemos o Museu de Arte Antiga!

Os encontros dos Urban Sketchers estão cada vez melhores e com mais adeptos. Foi formidável no passado domingo, com cerca de 160 pessoas inscritas para desenhar no Museu Nacional de Arte Antiga.


Foi feita a chamada para a entrada do museu e aí se dava conta da adesão ao encontro. A partir daí foi percorrer todos os pisos, os jardins, as galerias e desenhar. Fui para o último piso e aproveitei para conhecer alguns segredos dos quadros dos século XV e XVI. Alguns dos quadros foram radiografados e permitiu perceber os esboços e as técnicas dos pintores da altura. Os famosos paineis de S.Vicente têm algumas personagens que foram desenhados com a cara virada para um lado e pintados para o outro. Faz tudo parte do trabalho de enquadramento, de melhoria da composição do quadro. Foi fabuloso ouvir algumas das explicações. Aproveitei para ir desenhando as visitas guiadas e os grupos que ia encontrando.



No fim a troca de impressões, conhecer mais desenhadores por detrás do blogue Urban Sketchers e conhecer alguns diários-gráficos. O tempo ajudou e a soube bem a "festa".

2 comentários:

hfm disse...

Subscrevo inteiramente.

Mário Linhares disse...

Foi um encontro fantástico! Só tenho pena de não ter conseguido desenhar mais...

Mais visitadas...