segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Belas Vozes na Igreja de Alhos Vedros

Domingo, dia de chuva ao início da tarde. Fui à Igreja de S. Lourenço em Alhos Vedros para ouvir as vozes do coro Mediaevus Emsemble, do Grupo Coral Alius Vetus e do Grupo Coral do Montijo, no âmbito do encerramento das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino da localidade.


A Igreja é bonita e antiga, datando do final do século XIII com alterações nos séculos seguintes. Foram chegando e sentando as pessoas que escutaram os grupos corais, 2 deles vestidos a rigor para as comemorações de uma carta régia de 1514.


Admirável o canto a ecoar na nave da Igreja, a acústica e as canções medievais conforme estavam no programa. Claro que um dos meus objectivos era desenhar o ambiente que observava. Adorei este momento de cerca de uma hora, em que desenhei dois dos coros e o altar da Nª Senhora de Fátima.


É uma "massagem" para os sentidos auditivo e visual. O prazer que tirei a desenhar e a ouvir aquelas vozes límpidas. A audiência aplaudiu com muito agrado. Antes de saír tive a oportunidade de apreciar o presépio numa das capelinhas. Muito bonito. Jesus estava em falta, ainda está para nascer por estes dias.


No ano passado tive oportunidade de escutar um belo coro na Igreja da Nª Senhora do Rosário, Barreiro e este ano visitei o concelho vizinho. Pude ainda apreciar a apresentação de um livro na Capela da Misericórdia, que sendo mais pequena, não deixa de ser bonita. Uma bela tarde de calor humano em contraste com o frio e a chuva que abrandou ao final da tarde.

1 comentário:

Suzana disse...

Deve ter sido muito bom desenhar nesse ambiente e ao som dos coros!

Mais visitadas...