quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010 - O Futuro!

Hoje é o último dia do ano de 2009. Amanhã começa uma nova década.
2010 é um número redondo para um ano que promete sempre mais que o anterior. Não terá tantas efemérides como este que acaba. Os acontecimentos mais marcantes na História, são sempre num ano 9. A chegada à Lua em 1969, a queda do Muro de Berlim em 1989, a inauguração do metropolitano de Lisboa em 1959 e a saída da Lua da nossa órbita na série "Espaço 1999".
Assim, 2010 é um ano de que não se espera muito, apenas de continuidade e sem grandes obras públicas. Teremos um Campeonato do Mundo de Futebol na África do Sul e de resto, pouco deverá fazer diferença em relação a este ano.
O ano que iremos estrear já foi título de um livro de ficção científica de Arthur C. Clarke. No seguimento da história passada no futuro de 2001. Neste livro, a aventura continua com as viagens no espaço, para investigar acontecimentos estranhos em Saturno. No filme de 1984, com o mesmo nome, a viagem era até Júpiter, porque era complicado fazer os anéis de Saturno.


Olho para isto e imaginar que 2010 foi o futuro fabuloso de outros tempos. Os escritores das décadas anteriores imaginavam viagens no espaço, tudo vestido de igual como no "Star Treck" e cidades cheias de carros voadores.
Para mim o futuro ainda é o do filme "Blade Runner". Uma confusão de pessoas de várias raças a viver em cidades cada vez mais cheias, trânsito caótico, clima todo descontrolado e montes de tecnologias a acompanhar-nos no quotidiano.
2010 já não será o futuro que todos esperávamos há 20 ou 30 anos, mas continuará progressivamente a desenvolver. O livro seguinte do escritor inglês que viveu o resto da vida no Sri Lanka, chama-se "2061: Odissey Three" e essa é a data para qual aponto o futuro, tal como nos filmes. Pelo menos dá tempo para a humanidade visitar Marte e montar uma cidade na Lua.
Para maior garantia, o último livro, foi escrito em 1997 e chama-se "3001: The Final Odyssey". Há muito tempo para o "Futuro".

Feliz Ano Novo 2010 para todos!

Sem comentários:

Mais visitadas...