quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Caius Saugrenus

Por estes dias, andamos nas páginas dos jornais económicos internacionais, com comparações com a Grécia e a Espanha quanto aos problemas de Orçamento e dívida pública.
Há hoje em dia dificuldade em arranjar técnicos, políticos ou economistas que possam fazer alguma coisa por este país? Uma liderança forte e segura que transmita calma e vontade de vencer desafios. Parece muito idealista, mas a Economia baseia-se muito na confiança e nos pensamentos das populações. Há que puxar da psicologia para mudar toda a nossa maneira de pensar que se encontra "sentada no sofá".

Lembro-me sempre do livro "Obélix e Companhia" com lições de Economia e Finanças para as crianças e adultos. Neste livro, Caius Saugrenus, um jovem técnico acaba com a guerra entre os gauleses e ainda enriquece Roma, aproveitando um excelente negócio de venda de menires e todo o marketing envolvente. Delicioso.
Neste página que apresento, Caius procura convencer César, que a riqueza e poder são fontes de decadência. Todos os conselheiros do Imperador, tornaram-se com a idade e as conquistas de terras,  de riqueza, num grupo de anafados, pessimistas, moles e inactivos. Esse era o objectivo de Caius ao dar muito dinheiro aos Gauleses em troca de menires. Perdiam a vontade de combater, de criticar ideias feitas e tornavam-se anafados e decadentes. Procurem semelhanças com a realidade.

Imagem daqui.

2 comentários:

Peterofpan disse...

Grandes Goscinny e Uderzo. Quem não é fã de Astérix e Cia., não merece o ar que respira.

JASG disse...

Olá Henrique,creio que o problema não é competência. É mais falta de seriedade, carácter, integridade e lisura de processos. No país e, já agora, nas empresas.

abr.

Mais visitadas...