terça-feira, 23 de março de 2010

Cartas e Esboços de Van Gogh

Li com muito interesse no sábado passado, no caderno P2, do Público, uma reportagem sobre a exposição no Royal Academy of Arts em Londres, da obra de Vicent Van Gogh. Um pintor que todo o mundo conhece pelo nome, pela orelha cortada e por alguns trabalhos.

O que mais me interessou, foram os esboços que aparecem nas centenas de cartas, que o pintor escreveu durante a sua vida. Muitas delas para o seu irmão Theo, a descrever os seus progressos na pintura e também a pedir mais alguns dinheiro para telas e pincéis.

Durante 15 anos, 3 peritos holandeses do Museu Van Gogh, de Amesterdão, compilaram em 6 volumes, com cerca de 4300 ilustrações, as cartas escritas por Van Gogh e que demonstram que o pintor não era tão demente como o pintam. Muito trabalho prático, muitas leituras de livros, de aprendizagem com os grandes pintores para conseguir chegar ao ponto de conseguir pintar o que sentia e não exactamente o que via.


É fabuloso ver as ilustrações nas cartas e ver os estudos de alguns dos seus quadros. Retratou pessoas do povo e cenas do campo. Viveu com dificuldades e sempre com a impressão de que não chegaria a lado nenhum na sua escolha pessoal. Tivesse vivido mais uns anos.


A exposição "O verdadeiro Van Gogh" está patente de 23 de Janeiro a 18 de Abril 2010, no Royal Academy of Arts.

Esboços daqui e daqui.

Sites que recomendo:

3 comentários:

hfm disse...

Conheço alguns mas vou seguir a dica. Obrigada.

Monica Cid disse...

Boa!!! Lindas estas páginas e venham elas!!!! :) Era bom que por aqui passasse esta exposição!!! :) Obrigada pelo teu comentário no blog, tudo de bom e bons desenhos ;) bjs

JASG disse...

Não gosto da pintura (prefiro Caravaggio, Philipe-Auguste Renoir, Claude Monet, Vermeer etc.), mas estes desenhos, que descobri neste "post", parecem-me bastante mais interessantes.

Mais visitadas...