quinta-feira, 18 de março de 2010

Conhecer Istambul no CCB

No sábado passado fui dar um passeio ao CCB, com intuíto de ver a exposição de fotografia sobre Istambul. Como decorre até ao dia 1 de Abril, o festival "Pontes para Istambul", resolvi aproveitar o dia de sol e as exposições de borla.

Pelas 18h00 havia menos gente e pude ver com mais calma, uma exposição do fotógrafo Ara Güler, denominada "Istambul perdida" com fotos a preto e branco, da cidade nos anos 50. No Ípsilon, pode ler um excelente artigo sobre este fotógrafo.


As fotos são belíssimas e retratam as pessoas, os bairros, os barcos que fazem a travessia do Bósforo. Tinha um aspecto nostálgico e histórico,  de uma cidade que faz a ponte entre o Ocidente e o Oriente. Uma cidade de fronteira onde se cruzam milhões de pessoas e com uma história de milhares de anos.
É uma cidade que espero conhecer um dia e que já me havia despertado a atenção pelo escritor Orham Pamuk, numa entrevista em que ele fala da cidade com muito amor e onde percorre as livrarias e alfarrabistas.
Depois no domingo à noite, para corolário da "viagem" pelas fotos, o programa da RTP2 "Câmara Clara", dedicou o tema a essa cidade, com os pontos de vistas de dois entendidos no assunto Oriente, a Alexandra Lucas Coelho e o Bruno Reis. O problema Turquia e a Europa e também a divisão Ocidente-Oriente. Recomendo a visualização do programa.
Um fim-de-semana em cheio com uma excelente viagem por Istambul.

Foto daqui.

2 comentários:

M disse...

Fui lá no Domingo à tarde :)

Álvaro Morgado disse...

Acho interessante o seu blog, especialmente por tratar em especial de desenho.
Também de vez em quando vou fazendo uns traços, mas como não tenho tempo para tudo, prefiro antes gastar o tempo pintando e escrevinhando.
Por isso e por residir no Barreiro, onde também resido e nasci, gostaria que desse uma olhadela por estes blogs:

http://barreiro-e-arredores.blogspot.com/

http://anacletomalagueta.blogspot.com/

http://pintura-e-nao-so.blogspot.com/

Mais visitadas...