sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tintim voltou a ser Tintin

Na passada terça 28, foi feito lançamento das novas edições do Tintin pela Asa. Os livros vão saír com nova tradução e novo formato. O lançamento foi feito na loja Tintin na Avenida de Roma em Lisboa. A loja fica na no piso inferior do café.
Fui lá nesse dia mas por volta das 19h30. A apresentação tinha sido às 18h e o espaço estava com ar de final de festa. O café é agradável com quadros de desenhos do herói.


Desci à cave para conhecer a loja. Não é muito grande, mas acho que é o espaço indicado. Tinha muitas t-shirts com desenhos, alguns bonecos maiores e mais pequenos e os livros. Os livros novos e também outros para especialistas. Eu gosto muito do Tintin desde pequeno e tenho curiosidade em conhecer mais do universo Hergé. Já dissecaram a vida toda do desenhador e há livros muito específicos sobre a biografia e os detalhes da obra. Vi lá livros em francês e flamengo. Não sei se conseguirão vender nessa língua parecida com o holandês, mas acho que em francês ainda escapa.
Quando estava na loja, estavam dois senhores a debitarem toda a sua cultura tintinófila para cima de 2 raparigas que estavam na caixa. Eles não saíam dali e contavam inúmeros detalhes da obra. Fiquei a aguardar a minha vez de pedir informações, mas eles dali não saíam. Lá consegui chegar à fala com uma delas e depois de tirar a dúvida saí e eles continuaram. A paixão deles não os deixava ver o quanto estavam a ser maçadores.
Enquanto subia as escadas, reparei numa sala com todos os albuns expostos na parede. Perguntei se se podia visitar e uma delas disse-me que era o wc. Um dos homens ouviu e deu a ideia de mudar os quadros para as paredes do café. Já nem ouvi a resposta e saí do café.

Espero comprar alguns dos livros que irão saír porque gosto do formato e também porque não tenho alguns dos albúns. Recomendo também a leitura dos livros do "Quim e Filipe", também do Hergé.

Descobri também umas imagens magníficas com os estudos de hergé para as páginas de 2 dos livros.



Site oficial: http://www.tintin.com/
Site do museu do autor: http://www.museeherge.com/
 
Desenhos daqui e daqui.

Sem comentários:

Mais visitadas...