terça-feira, 2 de setembro de 2008

BD Infantil - Petzi

Petzi - o pequeno urso que lia muito quando era pequeno. Ainda tive uns quantos livros desta colecção que é excelente para a criatividade dos miúdos. Esta figura nasceu na Dinamarca em 1951, criada pelo casal, Carla e Vilhelm Hansen. O nome original é "Rasmus Klump", mas adoptamos o nome em alemão. Os companheiros de viagem são o Pingo, o Riki e o Almirante. O Almirante, que é a foca, tinha uma característica que era o de nunca tirar as mãos dos bolsos.
Em cada história havia alguma coisa que era necessário construir e o pelicano tinha sempre todas as ferramentas necessárias no seu bico. As Palmeiras tinham um aspecto suave e davam para fazer navios excelentes. Parecia tão fácil construir um navio.
Os meus livros devem estar guardados em casa dos meus pais. Não voltei a ler, mas quem sabe quando tiver filhos, recordarei novamente as histórias que me fizeram abrir o gosto pelas viagens em pequeno. Não sei se se encontram à venda nas livrarias. Se não estão, deveriam ser novamente publicadas para relembrar aos adultos e ser uma descoberta para os mais novos.
Segue um pouco a linha de outro ursinho, o Pooh, com as suas histórias de descoberta, da amizade e da paixão pelas panquecas com compota.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sabes onde devem andar os meus Petzi??? Pela Guiné, enviei-os numa campanha de envio de livros e brinquedos promovido pela Universidade de Aveiro aí há uns 2-3 anos. Espero que despertem nas crianças guineenses essa vontade de ir além. Jitos

Anónimo disse...

Aos 41 anos, ainda morro de saudade do meu único exemplar do Petzi, presente inesquecível do meu tio José.
-Tio! Saiba que ele cumpriu sua função!
Despertou em minha tenra infância o interesse por terras distantes e aventuras,amizade e solidariedade, cores e dias ensolarados!
Fico feliz em encontrar pessoas que tiveram a mesma oportunidade!
Abraços!
Lara

Unknown disse...

Ola, mantenho um blog chamado "Tralhas Varias" dedicado a toda a BD velinha da nossa infancia....:)

Com a ajuda de inumeros visitantes/colaboradores tenho conseguido partilhar milhares de livros Disney e BD europeia em formato digital...

Estao todos convidados a visitarem: http://tralhasvarias.blogspot.com

Obrigado e ate breve,
Gizmo

Mais visitadas...