quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Israel 0 x Palestina 0

Tenho assistido por estes dias às notícias sobre a operação que Israel mantém para acabar com o Hamas. Tem sido difícil seguir o rasto do acontecimento do início ao fim. Primeiro, porque é um conflito histórico que poucos sabem como se tem desenrolado ao longo dos anos, segundo, porque é um conflito sem solução à vista. Todos são culpados e todos são inocentes. Os inocentes conseguimos saber quem são, os culpados é que são tantos e tão poucos que não saberemos distinguir. As opiniões são diversas, mesmo ao nível nacional, dão imensas discussões sobre a origem e a solução para o conflito. Algumas dessas opiniões podemos ler no Público.
Aproveito para recomendar um excelente filme palestiniano "Paradise Now" de 2005 sobre um dos lados do conflito. A história de 2 amigos que não vêm futuro na Palestina e são chamados para serem homens-bomba. A força do filme está nos pensamentos deles nas 48 horas antes do atentado. O futuro, as famílias, o desespero que se cruzam nas cabeças deles e que resultarão na decisão de cada um no cumprimento da tarefa que se propuseram.
É apenas uma visão, um ponto de vista. Haverá outros. Quanto melhor informados, melhor perceberemos o conflito e as causas.
Mas espreitem aqui e procurem o filme em DVD.

3 comentários:

High Power Rocketry disse...

: )

Ana C. disse...

Assino em baixo. Fala-se muito da crueldade de Israel, organizam-se manifestações, vigilias, mas ninguém se deu ainda ao trabalho de ver os dois lados do conflito.
Bom Post, parabéns!

Eumesma disse...

Bem, vou ter que cuscar isso, parece-me bem, muito bem...:-).
Obrigado pela partilha.

Mais visitadas...