sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Dakar 2009 vai começar

A nova prova do Dakar arranca amanhã, dia 3 e vai ter como cenário as paisagens da Argentina e do Chile.
Depois de quase 30 anos nas areias do Sahara e depois do cancelamento de há um ano, o rali arrisca um passo de gigante para outro continente. De certeza que terá mais pilotos sul-americanos e a ver como se portam os veteranos do deserto noutro tipo de desafio.


Lembro-me de no ano passado ter ido espreitar o cenário de arranque junto aos Jerónimos, em Lisboa. O Lisboa-Dakar de 2008 arrancava num sábado e fui na noite de quinta-feira ver os veículos ao vivo.

Não sou fanático do desporto automóvel, mas apreciador das paisagens do deserto do Sahara. O facto daqueles veículos se apresentarem prontos para o desafio das areias, era o meu motivo para os ir ver ao vivo.

Consegui ver alguns camiões a saírem junto do CCB das últimas afinações e inspecções. Ainda olhei para os produtos oficiais da organização, mas o preço das t-shirts e dos bonés era muito alto para mim. Assim, fui ao stand do Euromilhões e jogando lá, ofereciam um saco com alguns produtos deste patrocinador. Autocolantes, cachecol, t-shirt e sweat-shirt, pins e outras coisas. Foi uma sorte conseguir isso, pois o stand estava a fechar. Fui mesmo em cima do horário de fecho. No dia seguinte cai a notícia do cancelamento da prova. Nessa sexta era o desalento geral. Acabei por ser o último a ver a preparação da prova ainda com o ambiente de nervosismo e ansiedade. Guardei os produtos e hoje acabam por ter o significado de ser relativo ao Dakar que não existiu.Este ano, a minha expectativa não é tão grande, pois os deserto serão outros. Mas, ainda assim irei espreitar as paisagens. O que mais gostava eram aquelas imagens captadas de heli nas dunas de Marrocos e da Mauritânia.
Desejo uma boa prova aos pilotos portugueses e recomendo a leitura de 2 livros de BD, escritos pela Elisabete Jacinto e desenhos do Luís Pinto Coelho. Dão uma perspectiva com humor do percurso dos motards portugueses no Dakar.

1 comentário:

Eumesma disse...

Tb estive lá e foi impressionante ver tudo ao vivo, aquelas máquinas...:-)
E que nos porporcionam belessimas paisagens ainda para mais mudando de continente agora.
Boa sorte para todos!

Mais visitadas...