segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Viajantes - Robin Esrock e Julia Dimon

Tenho assistido a um programa sobre viagens no National Geografic - "WordTravel" - com 2 escritores de viagens, tal como se definem. Robin Esrock, sul-africano de 34 anos e Julia Dimon, canadiana, percorrem em cada episódio, um país e relatam diferentes aspectos desse mesmo país. Por vezes fazem o mesmo percursos, ele procura uma vertente mais aventureira e radical e ela uma mais cultural.
A personalidade de cada um dá o tom de cada reportagem e assisto aos medos, curiosidades e diversões dos dois. O que diferencia este programa das outras centenas que existem sobre viagens, é que eles assumem que apenas procuram assuntos para escrever na sua coluna do jornal. Passamos o episódio todo a vê-los fazer apontamentos nos cadernos e a actualizar os textos no computador, mas a simpatia e o modo fresco como os descrevem, dá vontade de os ler.
Não é fácil encontrar assuntos interessantes para escrever e numa altura que há tantos livros, revistas, viajantes e escritos de viagem, apresentar algo de diferente é muito complicado, especialmente evitar os clichés. Por mim, gosto da simplicidade e da cumplicidade entre eles.
Conheceram-se na localidade de Koycegiz, na Turquia, enquanto viajavam nas suas voltas ao mundo e trocaram impressões sobre as viagens de cada um. Agora têm este projecto de uma produtora canadiana que é visto um pouco por todo o mundo e que lhes permite continuar no que adoram.

A equipa portuguesa Nomad poderia fazer uma série portuguesa com os seus correspondentes nos vários continentes, incluindo o Gonçalo Cadilhe na África do Sul e Namíbia.
Fica a ideia. Patrocínios precisam-se.

Links:
http://www.juliadimon.com/
blogue da Julia: http://www.thetraveljunkie.ca/
 
http://www.nomad.pt/default.htm

Mais visitadas...