quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dubai

Foi inaugurada a maior torre do mundo, com cerca de 800 metros, no Dubai. Fiquei espantado a ver as fotos do arranha-céus e dos arredores. É impressionante o talento do Homem na Engenharia e na Arquitectura. Na Economia e Finanças é que tropeça. A torre custou 1500 milhões de euros e o Estado está falido. Será a última torre a ser construída? Quem tem dinheiro para fazer apartamentos até à Lua?

Confiava no Dubai para preencher o meu imaginário das cidades futuristas da BD e do cinema, mas vejo que construír o que sempre imaginámos como sendo o futuro, é mesmo muito caro!
Podemos continuar a construír em altura, mas quem terá dinheiro para morar lá? E a Terra ainda tem algum espaço para fazer uns prédios. A não ser que o objectivo seja colocar toda a população mundial em torres e deixar mais espaço para a natureza, a fauna e a flora. Não deve ser esse o caminho.

Aqui deixo um desenho da cidade imaginada para um filme da série "Aliens". Estamos a caminho de estender a roupa a 2km de altitude e aproveitar o tempo do elevador para dormir enquanto sobe até ao 345º andar, perto de um café, 3 andares acima e do supermercado um pouco mais alto.
Eu, por mim prefiro prédios até ao 5º andar. Dá menos confusão nas reuniões de condóminos.

Links: Foto e Desenho

1 comentário:

JASG disse...

Enquanto o Abu Dhabi (emirado do lado) continuar a ter receitas do petróleo, mais torres, hóteis de sete estrelas e ilhas em forma de palmeira poderão surgir.

Mais visitadas...