quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"Pantanal" foi há 20 anos

Em 1990 estreava uma novela de enorme sucesso no Brasil. Lembro-me de a ver na RTP2 com uma imagem pouco nítida da antena de televisão. Quebrou com os temas normais das novelas que passavam e investiu num cenário ecológico com uma história sobre um boiadeiro que se apaixona por uma citadina e toda a sua família. O encanto da novela estava mesmo na utilização das imagens da natureza combinando músicas electrónicas e de violão. Ao som da chalana que subia o rio ou das caravanas de bois com as canções ao pé da fogueira. Para quem vê parece um slogan de viagens para a região pantaneira do Brasil.

A novela tinha sido recusada pela Globo e mais tarde a Rede Manchete avança com o projecto e torna-se o maior sucesso que chegou a bater a própria Globo. A Produtora não resistiu à falência e os direitos acabaram por ser adquiridos pela Globo. No Brasil já passou 4 vezes, incluindo a última à cerca de um ano que causou polémica por ter sido transmitida pela SBT.

O genérico é o meu "guilty plesure" e que podemos ver no Youtube fazendo suspirar algumas pessoas nostálgicas. Tudo muito natural e na natureza. Seria curioso ver por onde param alguns dos actores que tiveram sucesso e entretanto não apareceram mais. Já passam 20 anos.

Fotos daqui, daqui e também daqui.
Informação completa sobre o elenco aqui.

2 comentários:

JASG disse...

Olá Henrique. Desta II série não conheço nenhum. Nem a/o "Juno" que adquiri e irei ver.

Mas da I "Série Ípsilon" recomendo vivamente este:
http://quemousavence.blogspot.com/2009/10/cinefilia-american-splendor-2003.html

abr.

JASG disse...

Só mais uma coisa, venho aqui todos os dias, embora não haja actualização diária :-) e achei muito bem relembrado a novela "Pantanal".

Já não me lembrava.

Mais visitadas...