sexta-feira, 16 de abril de 2010

Eyjafjallajökull

Este não é definitivamente o ano da Islândia . Depois da desilusão financeira, agora é o vulcão Eyjafjallajökull a provocar o degelo do glaciar, a evacução das populações e uma nuvem de cinzas que se espalha pelo norte da Europa.
Esta tarde, centenas de voos foram cancelados para evitar tragédias com os aviões. A cinza infiltra-se nos reatores e pode provocar graves avarias. E causa grandes dores de cabeça a quem viaja. As reservas para comboios e autocarros esgotam-se. Até o regresso do vaivém espacial está a ser estudado com alternativas.
 

Depois dos ingleses reagirem mal ao referendo islandês, para decisão popular sobre o pagamento das dívidas ao Reino Unido, o próprio país com a ajuda da natureza, provoca prejuízos a toda a Europa. E ainda veremos quanto tempo irá durar esta nuvem. Os cientistas prevêm que a explosão se dê e contagie o vulcão vizinho, o Katla, e aí seria um cenário imponente.

A dormir desde 1821, este vulcão de nome impronunciável irá mexer com a vida dos Europeus nas próximas semanas. A continuar assim, não haverá viagens de avião no verão para os sacrificados dos escandinavos. Depois de um inverno gelado, nada como um vulcão para aquecer.
 
Foto daqui.

2 comentários:

M disse...

"It's the end of the world as we know it..."?

JASG disse...

o que não deixa de ser surpreendente é a nossa dependência pela aviação comercial que motiva o bloqueio de todo o continente europeu em pleno séc. XXI.

E isto não é nenhum manifesto pró-TGV. Nem pró, nem anti.

Mais visitadas...