quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ilustrações de Guerra

O desenho e a ilustração também vão à guerra. O ilustrador francês Bertrand de Miollis esteve no Afeganistão em equipa com o fotógrafo Thomas Goisque e com o jornalista Sylvain Tesson.


Bertrand de Miollis já havia feito 2 episódios do documentário que passou no canal Travel "Travel Notebook", onde percorreu a Arménia e o Cambodja, sobre viagem e ilustrações. Em 2009, foi para o Afeganistão durante 6 semanas junto com as forças militares francesas. Retratou os afegãs, os militares e as paisagens daquele país. 


O resultado foi editado em livro que saíu em Outubro passado. Em conjunto com fotografias e textos do resto da equipa, retratam um cenário de guerra actual, num país que tem sido uma "mesa de jogo" há séculos.



O desenho vai ganhando espaço junto com as restantes artes na criação de obras sobre a guerra. Ainda há pouco, o óscar para melhor filme foi para uma produção sobre a situação no Iraque.
A visão de um ilustrador está para lá da fotografia. Carrega com a tensão do momento, as cores e o traço também escrevem uma história.

Fotos e desenhos do site oficial do ilustrador: http://www.miollis.com/

2 comentários:

hfm disse...

Obrigada por mais esta dica. Será até dia 1?

JASG disse...

dou por mim a pensar como conseguem manter o traço firme durante um conflito.

Bastante interessante.

Mais visitadas...