segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

European Space Expo



Hoje é o último dia da exposição "European Space Expo" no Terreiro do Paço em Lisboa. Não é grande o espaço dentro da tenda mas é muito interessante, com imagens, sons e vídeos da utilização das descobertas espaciais no nosso quotidiano. Passei por lá na sexta-feira ao final da tarde e ainda apanhei um bocado da palestra da astrónoma Joana Ascenso que arrancou logo com a questão sobre o que fazem os astrónomos. 
É daquelas questões que se nos pusermos a pensar ficamos na dúvida sobre o trabalho real. Passam os dias a ver telescópios? A ver fotografias? Infelizmente não fiquei o tempo suficiente para saber a resposta, mas ainda pude aprender sobre os métodos de trabalho e investigação e qual o papel de Portugal no estudo do Espaço.
Um dos aspectos fulcrais da Astronomia é a comunicação. Todos os cientistas do Espaço precisam de comunicar bastante uns com os outros. Deve ser o mais importante, senão estariam a repetir as observações, com desenvolvimentos diferentes das mesmas matérias.
A mim ainda me faz confusão como estudar um assunto que está longe no tempo e no espaço. Tenho de ler alguns dos livros do Carl Sagan. Mesmo não sendo da área, o ser humano deve querer compreender o que se passa à sua volta. 
Ainda fiz um pequeno desenho da palestra, sem grandes detalhes por estar um pouco escuro. 

Sem comentários:

Mais visitadas...