terça-feira, 12 de agosto de 2008

Quanto custa a medalha de ouro?

Quanto custa a medalha de ouro? Para quem não é desportista de alta competição, é um motivo de orgulho para o próprio país. Para a Imprensa, é a notícia de primeira página. Para o atleta é o prémio por todo o sofrimento, esforço mental e físico, dedicação completa e principalmente a fama.
Algumas semanas atrás, vi na televisão uma entrevista (confissão...) da ex-atleta Marion Jones. A super atleta dos Jogos de Sydney em 2000, admitira o uso de esteróides e agora esperava um perdão. Levou uns anos, imagino, a dormir mal e com peso na consciência. Assim devolveu todas as medalhas de todas as provas da altura. Desiludiu a família, as pessoas que gostavam dela e da sua personalidade e ficará sempre marcada por esse facto. Tantos anos dedicados ao atletismo e depois não sobra nada. Pela fraqueza da facilidade, da rapidez em conseguir resultados mais rápidos e melhores.
Alguns destes atletas sofrem as consequências no corpo. Deve haver alguns que nunca foram apanhados nos testes do doping, mas levam uma vida mais frágil com problemas cardíacos e musculares.
Já não somos ingénuos a ver o desporto. Ficamos, agora, sempre a desconfiar dos resultados. Quem será o batoteiro? Qualquer dia, a medalha vai parar ao 5º ou 6º classificado, pois os primeiros estarão todos dopados.
Mesmo sem o doping, os atletas das grandes potências terão sempre melhores condições que os países médios ou pequenos. No futuro, a contagem das medalhas não terá sentido. Muitos atletas naturalizam-se em países que oferecem mais e depois que representação será essa?
Imaginem os Jogos Olímpicos com apenas 6 países a competirem, com atletas de todo o mundo naturalizados...
A pressão é cada vez maior para obter melhores resultados, muito dinheiro em jogo. As finais de natação com o grande Michael Phelps têm sido de manhã, para apanhar o fuso horário americano do horário nobre da televisão.
E em Portugal, todos os dias há notícia de quantas medalhas irão os nossos atletas trazer de Pequim. Num país que apenas 12% fazem desporto regularmente, é exagerado exigir estarmos na lista dos melhores. Incentivos ao desporto escolar! Mais e melhores instalações! O objectivo não é a medalha de ouro, mas termos uma sociedade saudável. Para os de topo, será difícil escapar do doping...

Sem comentários:

Mais visitadas...