quarta-feira, 18 de junho de 2008

Encontrei o livro...

Todos nós temos livros que mantemos na memória para uma possível compra. Quando passo nas livrarias vejo livros interessantes, mas cujo o preço não é muito aliciante ou não é urgente o comprar naquele momento. Assim, vamos ficando com eles na "lista de compras".

No Sábado passado, fui almoçar com família a Vila Real. À tarde, um pequeno passeio pelo centro da cidade. Uma feira de antiguidades estava na praça principal. Gosto sempre de passear os olhos pelas curiosidades e principalmente por livros que são antigos ou que se encontram esgotados. E foi um livro esgotado que fui encontrar no meio dos outros.
Gosto de ler as crónicas do Miguel Sousa Tavares no "Expresso" e já li alguns livros dele. Especialmente, o livro "Sul - Viagens", cujas reportagens me marcaram. Longe vão os tempos, em que lia reportagens de grande qualidade na excelente revista "Grande Reportagem".

Ora, naquela banca de livros no centro de Vila Real, fui descobrir um pequeno livro de reportagens do José Manuel Barata Feyo e do Miguel Sousa Tavares. O Livro "Sahara, a República da Areia" que procurava há alguns anos. Trata-se de um livro de 1985, com relatos da viagem ao Sahara e com fotos da reportagem.
Um dos livros mais antigos da minha "lista de compras" foi encontrado e pude-o comprar. Não em Lisboa ou arredores, mas em Vila Real. O passeio soube ainda melhor.

Sabe-se lá que preciosidades correm pelas nossas feiras de Norte a Sul do país. Objectos guardados anos e anos em sótãos e garagens e que de repente vêm a luz.

Sem comentários:

Mais visitadas...