quinta-feira, 19 de junho de 2008

Anatomia no pincel?

Achei curiosa a notícia que saíu no DN sobre as imagens do corpo humano escondidas por grandes pintores da Renascença. A imagem ao lado que encontrei no blogue http://streetanatomy.com/blog/2008/01/22/hidden-brain-imaging-in-renaissance-masterpieces/ mostra como o pintor usou a imagem de uma parte do cérebro para a usar na sua pintura e no simbolismo do objecto pintado.
Dizem uns, que era uma forma dos pintores divulgarem novos conhecimentos científicos, que a Igreja não admitia como verdadeiros.
Verdade ou não, são como jogos, as pesquisas que se fazem procurando mensagens escondidas. Não sei até que ponto o conhecimento estaria na altura, avançado o suficiente para colocarem imagens que apenas vemos no Raio-X ou porque razão iríam colocar um cérebro num quadro.
O certo é que são curiosidades destas que fazem vender livros, discutir em blogues e acentuar ainda mais a moda dos livros tipo código Da Vinci.
Sei que nalguns quadros mais modernos, tenho a impressão de ver neles o mapa das estradas de alguns países, mas isso é apenas uma opinião. Será que além do cérebro, irão encontrar imagens de genitais escondidos, pois os das figuras eram sempre tapados com panos. Será o próximo passo...

Sem comentários:

Mais visitadas...