Há 20 anos, o popular actor, comediante, escritor e apresentador de televisão, refez a volta ao mundo em 80 dias. Repetindo a história de Jules Verne, conseguiu com muito esforço e sem o uso de aviões, dar a volta ao mundo dentro do prazo dos 80 dias.
Lembro-me muito bem de o ver na RTP1. O seu humor, o seu gosto por viagens cativaram muita audiência para os documentários da BBC. Muitos anos depois dos Monthy Python que o tornaram famoso, encetou no final dos anos 80, uma série de documentários que o tornaram ainda mais famoso como viajante. Em português apenas encontrei o livro "Sahara" sobre a sua grande viagem pelo maior deserto de Àfrica.
E não mais parou de viajar com os seguintes programas:
"Pole to Pole" (1991) - Viajando do Pólo Norte ao Pólo Sul, indo pelo máximo de terra ao longo da longitude 30º.
"Full Circle with Michael Palin" (1996/97) - Circularização de todo o Oceano Pacífico.
"Michael Palin's Hemingway Adventure" (1999) - Retratando todos os países por onde andou Hemingway.
"Sahara with Michael Palin" (2001/02) - viagem pelo maior deserto da Terra.
"Himalaya with Michael Palin" (2003/04) -Viagem pela região dos Himalaias e entrevista ao Dalai Lama.
"Michael Palin's New Europe" (2006/07) - Viagem pela Europa de Leste e registando as mudanças nos países da antiga Cortina de Ferro.
Os documentários são da qualidade BBC e contamos sempre com o humor, a curiosidade, a humanidade deste actor que se tornou um grande viajante. Não me irei esquecer que ele visitou os canais de Veneza na barca do lixo, para ver os canais que os turistas não conhecem.
1 comentário:
Um documentário q tenho de ver :)
Enviar um comentário