quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
2010 - O Futuro!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Viajantes - Robin Esrock e Julia Dimon
blogue da Julia: http://www.thetraveljunkie.ca/
http://www.nomad.pt/default.htm
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Grande Reportagem de volta!
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Gostei deste livro.
sábado, 5 de dezembro de 2009
Um sorriso e uma voz

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Desenhos do Sketchcrawl Barreiro 2


terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Desenhos do Sketchcrawl Barreiro 1


terça-feira, 24 de novembro de 2009
25º Sketchcrawl no Barreiro
terça-feira, 10 de novembro de 2009
25th World Wide Sketchcrawl no Barreiro
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Depois de 20 anos, não se aprendeu nada!
Um muro por maior, mais alto, mais protegido, não trava os anseios de quem fica aprisionado e todos os dias vê aquela barreira estúpida e irracional. Seja por túneis, por escadas, por contrabando, por corrupção dos guardas fronteiriços, haverá sempre pessoas a sofrer para ultrapassar aquela barreira. Para uns é tapar os olhos à miséria e os famintos que estão do outro lado, para outros é o acabar das esperanças por um lugar melhor para viver e trabalhar.

entre os EUA e o México
ou mais recentemente entre a Índia e o Bangladesh
E para quê este esforço? E se um dia, os norte-americanos precisarem de refúgios no México para milhares de pessoas? Terão uma barreira na fuga. A história é feita de ciclos, mas, nós temos memória curta e esquecemo-nos de olhar para os exemplos de trás. O Expresso mostra o mapa mundo com todos os muros.quinta-feira, 5 de novembro de 2009
A chuva também é bela


As cenas saíram daqui, daqui, daqui, daqui e dacolá.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Flauta de Rão
Saiu mais um álbum do Rão Kyao. Vi-o numa entrevista do programa "Bairro Alto" na RTP2 e procurei por temas antigos na Net. Coloquei este, porque me lembro do teledisco (ainda se chama assim?) e no final dos anos 80 era muito à frente. As imagens do flautista a pensar que estava em forma e o puxar do exotismo da Índia. Aqui é natural, porque o tema é de semente indiana.
Gosto do tema. Evoca as viagens e o Oriente. Gosto muito mais de um tema desta altura chamado "Travessia" que também se enquadra muito bem numa banda sonora de viagens.
Sobre o novo álbum é o regresso ao êxito que teve com Fado bailado, na altura em saxofone. Tocar clássicos do fado em flauta fica muito bem, mas está no fio de se tornar música de elevador. Com sensibilidade e experiência, o Rão deve conseguir apresentar um bom trabalho.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Farmville - Agricultura com os amigos

quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Capas dos Livros
Cada vez gosto mais das capas dos livros. Há uma preocupação cada vez maior com o design e a estética das obras literárias. Quando vamos a uma livraria, no meio de tantos, há alguns que saltam à vista, que apelam ao nosso impulso de leitura. A capa é a primeira impressão e quando o miolo acompanha em qualidade, a compra é quase garantida.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Vamos aprender a escrever e-mails com a Maitê
Mais uma achega para ajudar nas relações Portugal-Brasil. Sabemos tanto deles como eles de nós. Mas acho que nós sabemos mais à conta das novelas.
No Youtube está um video da actriz/escritora Maitê Proença que aproveitou a estadia no nosso país para fazer uns filmezinhos sobre curiosidades de Portugal e mostrar aos compatriotas do programa feminino "Saia justa". Goza um pouco connosco, mas os brasileiros adoram gozar com o nosso país. O facto de confundirmos o Tejo com o mar, mas os dois estão logo ali, a arquitectura dos jerónimos que é do rei D. Manuel. Os que eles adoram dizer Manuel.
A gaffe maior partiu da parte dela quando falou sobre a impossibilidade de enviar e-mails quando estava hospedada num hotel e não havia técnico informático para a acudir. Mas as amigas do "Saia justa" receberam um mail a dizer que ela não conseguia enviar. Foi uma gaffe que ela justifica com o facto de estar no nosso país. A coisa mais estúpida fui cuspir junto de uma fonte. Se procurava imitar a fonte, mais valia ter bebido alguma água e lavado a língua das coisas parvas que dizia. Enfim, diferenças culturais. Também sei que em Portugal os brasileiros são vistos como malandros e as mulheres, bem pior, mas não podemos definir um povo inteiro por alguns exemplares.
Não levei a mal, a intenção era boa, pena que não tenha humor nenhum.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Cansado das eleições.

sábado, 3 de outubro de 2009
Rio de Janeiro 2016

Quanto aos logotipos:
Toquio - o mais feio. Parece o canto de uma moldura ou um nó. As cores parecem de um tecido descosido.
Chicago - Típico. Gasto e parece o símbolo de Los Angeles 1984, com a estrela.
Rio de Janeiro - O coração é uma boa ideia, mas não gosto da combinação das cores. Ainda mudarão algumas coisas. Veremos como sairá a mascote.
Madrid - O melhor. Gosto das cores e da mão a mostrar os 5 continentes e símbolo de saudação. Com o M a surgir no centro. Fica para 2020.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
"O dia em que a baixa de lisboa deçapareceu"
Em altura de eleições autárquicas coloco aqui uma BD sobre Lisboa. Vamos ver como a campanha António Costa vs Santana Lopes decorre.
O italiano Giorgio Fratini também é um apaixonado pela cidade e este pedaço de imaginação, mostra bem isso. Já havia referido este autor num post anterior. Gosto muito dos desenhos dele, especialmente os edifícios.
Podem admirar mais trabalhos aqui.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
A Mafaldinha é que percebe!
Parabéns Mafaldinha! És mais inteligente que muitos.

Retirei a imagem daqui e a respectiva tradução:
- Os jornais! … Os jornais inventam a metade do que dizem! – afirma Libertad.
- E ainda por cima os jornais não contam metade das coisas que acontecem. O resultado dessa soma é que os jornais não existem! – completa.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Colagens
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Mestre Malangatana
Ontem assisti à inauguração do elemento escultórico do mestre Malangatana no Barreiro. A festa teve um toque especial do mundialmente famoso artista plástico, com a voz ao lado do Coral TAB, em 2 interpretações de canções moçambicanas. Até arrepiou e não foi só do fresco da noite.O mestre tem uma voz poderosa que canta com alma e amor. O discurso dele falou de amor e amizade e recordou que este elemento pertence aos dois países - Portugal e Moçambique.
Foto daqui.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Ler é factor de risco da gripe A

Foto: "O Nome da Rosa" com Sean Connery
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Viagem ilustrada
Este jornal continua a surpreender-me com temas pouco usuais no jornalismo diário. Os desenhos irão sair por vários dias e começa muito bem.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Mais uns traços...
Mais uns traços de uma conversa que vi junto ao bar na viagem de barco para casa. Escolho um lugar confortável, procuro um motivo para desenhar e depois é ao sabor da ondulação do rio.terça-feira, 18 de agosto de 2009
Falhanço sem explicação!

Fez-me lembrar a prova da Naide Gomes nas Olimpíadas de 2008. Também não havia conseguido saltar sem pisar no sítio certo, na prova de salto em comprimento.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Dias de praia 2
Dias de praia 1
Voltei de férias na semana de maior calor. Tem sido uns dias fantásticos. Especialmente, as noites quentes.segunda-feira, 20 de julho de 2009
Saruel. São calças Saruel!

quarta-feira, 15 de julho de 2009
FMM Sines 2009
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Corpo no Tejo
Tratava-se de um corpo que boiava junto. Momentos se seguiram de agitação e nervosismo. O som do mestre do ferry alertou, meio atabalhoado, a explicar que estava um corpo na água e teríamos que esperar pela polícia marítima. Enquanto alguns foram buscar mais umas cervejas (os ferries têm café) outros como eu, resolveram comer um geladinho. Vinha do ginásio e cheio de fome. Os gelados venderam-se bem. Depois foi meia hora de conversas, hipóteses... Aliás, é um cenário, onde se pode estudar alguns comportamentos. Há os que correm para ver, numa curiosidade mórbida, e outros que procuram acalmar com piadinhas. Gosto dos que puxam da cabeça e falam sobre as mais diferentes hipóteses. Só faltava tirar fotos, porque todos faziam o relato em directo para familiares e amigos pelo telemóvel. A embarcação tentava manter-se estável, mas o movimento de pessoas a circularem de estibordo para bombordo (agora já sei quais os pontos do navio!) parecia uma feira.Só às 20h35 conseguimos atracar no Barreiro depois do aparecimento da lancha da polícia marítima. Foi uma meia hora de quebra-rotina. Não cheguei a espreitar para matar a curiosidade que não era nenhuma. O tempo foi aproveitado para ver todo o espectáculo que rodeia estes incidentes. Se houvesse viaturas a atravessar o rio, já haveria fila para espreitar o corpo a boiar no Tejo.terça-feira, 7 de julho de 2009
Grande Reportagem
Cândida Pinto e o repórter de imagem Jorge Pelicano, apresentaram no domingo passado uma Grande Reportagem na SIC. Lindíssima, sobre um périplo de 5 aviadores da TAP por terras de áfrica em pequenas avionetas. Fiquei preso aquelas imagens das praias de Moçambique, da subida do rio Zambeze, do parque da Gorongosa e das fabulosas imagens do Niassa. Uma senhora reportagem de uma grande equipa. Lembro-me das imagens de filmes como o "África minha" ou o "Paciente Inglês". África é enorme... Para ver ou rever!
sexta-feira, 26 de junho de 2009
O twitter está na boca de toda a gente!
Tenho assistido nos telejornais sobre a vantagem que o twitter está a dar aos manifestantes no Irão. Sem jornalistas no país, as pessoas procuram enviar o máximo de informação para todo o mundo e isso está a dar cabo da cabeça ao governo iraniano. A popularidade desta rede era um pouco previsível. As pessoas tem pouca paciência para ler grandes textos e preferem coisas bem curtas. Claro que o excesso de informação irá no futuro saturar as nossas cabeças. Ou ligamos a tudo ou só ligamos às coisas superficiais, deixando o mais importante por saber. quarta-feira, 17 de junho de 2009
Verão nos escritórios
Das conversas sobre as temperaturas e do calor que faz, há um diálogo que adoro todos os anos. Sempre repetido:- Vou tirar 10 dias em Julho.
- Junho?
- Julho.
- nho ou lho?
- nho! Mês 7! Julho!!!
- Ah, vais em Julho! Também estou a pensar nuns dias em Julho.
- lho?
E depois vêm as questões sobre destinos. Há sempre uma pressão para saber quem tem dinheiro para viajar para o estrangeiro, acampar ou ir todos os dias para a praia da Caparica. Pelo menos não falamos das milhares de comparações sobre o que se pode comprar com o valor da transferência do Ronaldo. Já parece a do "que fazias se te saísse o euromilhões?".
segunda-feira, 8 de junho de 2009
"Viagens" na Bertrand do Chiado

quinta-feira, 4 de junho de 2009
O fim do carro americano

sexta-feira, 29 de maio de 2009
Ginásios, fruta da época!
A imagem torna-se o mais importante, os espelhos e as balanças vão ficando gastos do uso. Encontrar um cacifo torna-se um problema e arranjar um espaço para mudar de roupa um desafio. Toalhas, sacos, ténis, tudo tem de caber naquele pequeno espaço. Levamos com o desodorizante do tipo que está ao lado e pedimos licença para nos sentarmos onde estava uma toalha molhada. Quando termina alguma aula é ainda pior. A espera para o duche, os lavatórios ocupados com gente a fazer a barba, pentear, pôr cremes, olhar para a barriga que se mantém fiel à gordura e à procura de definição nos biceps. Com esforço e luzes adequadas, todos parecem atletas. quinta-feira, 21 de maio de 2009
Começa hoje...

quarta-feira, 20 de maio de 2009
terça-feira, 19 de maio de 2009
Viagem ao Pocinho
Mais visitadas...
-
Em fevereiro temos menos frio e um céu lindo ao final da tarde. Para quem como eu tem oportunidade de atravessar o Tejo e poder apreciar...
-
Veio-me à memória um verão de 1989 ou 90, que foi escaldante no canal 1 da RTP. No tempo em que só existiam 2 e todos viam o mesmo. Na altur...
-
Este fim de semana participei em 2 manhãs num workshop de Ilustração Científica com o professor Pedro Salgado, biólogo e ilustrador. Uma d...
-
A Farmácia Fernandes, na Rua de São José 187, fechou. O estabelecimento fica no edificío onde trabalho. Costumo comprar os medicamentos aqu...
-
Este ano, diferente em todos os aspectos, decidi retomar uma tradição que havia deixado há uns anos. Voltei a desenhar postais de Natal par...










